Inicial > Notícias > Uma conquista da campanha “Todos pela Segurança Gaspar”

Uma conquista da campanha “Todos pela Segurança Gaspar”


O sistema de videomonitoramento do Centro de Gaspar completa um mês de funcionamento neste domingo, 21. Neste período, as câmeras já possibilitaram prisões por crimes como arrombamento, porte de drogas e posse de arma de fogo, além de dar rapidez aos policiais no deslocamento ao identificar as ruas que estão menos congestionadas. No total, 14 câmeras acompanham o movimento na região central durante 24h por dia, com sete profissionais capacitados para operar o sistema.

A inauguração oficial ainda depende da agenda da Secretaria de Estado de Segurança Pública. A expectativa do órgão é de que a cerimônia ocorra na segunda ou terceira semana de novembro. O capitão Adair Alexandre Pimentel, comandante da Polícia Militar de Gaspar, revela que já é possível notar um impacto positivo do videomonitoramento no trabalho de segurança da região central da cidade. “Os policiais habilitados usam as câmeras como ferramenta de auxílio e conseguem acompanhar movimentações suspeitas na região central. Realmente ajuda muito”, confirma.

O comandante afirma que ainda precisa lançar todas as estatísticas e comparar com o mesmo período do ano passado, mas revela que a expectativa é de que a meta de redução das ocorrências tenha sido superada. Na apresentação do sistema de videomonitoramento, Pimentel revelou que a intenção era diminuir em pelo menos 30% os índices na região de abrangência das câmeras de monitoramento.

Outro ganho apontado pelo comandante é no esquema de segurança de eventos no Centro, como o Sábado na Praça ou, futuramente, a Festa de São Pedro. Segundo ele, fica mais fácil acompanhar e prevenir possíveis ocorrências. Disparos acidentais dos alarmes de bancos também são identificados de forma mais ágil pelos policiais. As câmeras e equipamentos que integram o sistema de videomonitoramento recebem trabalhos preventivos de manutenção. A central de operação fica junto ao pelotão da Polícia Militar de Gaspar, no bairro Sete de Setembro.

Acesso restrito

A possibilidade de acompanhar a movimentação na região central atrai não só os responsáveis pela segurança da cidade. Após o início da operação das câmeras, algumas pessoas sugeriram que as imagens fossem disponibilizadas na internet, para que a população também pudesse acompanhar as imagens, principalmente para saber a situação do trânsito em tempo real.

O comandante da PM, no entanto, reforça que a rede de monitoramento é restrita aos policiais e destinada exclusivamente ao monitoramento do trânsito e da criminalidade. “O sistema só pode ser acessado por órgãos públicos. Este é o padrão adotado inclusive em outras cidades. Os próprios policiais precisaram de habilitação para trabalhar com o videomonitoramento”, recorda.

Comerciantes aprovam novo sistema

Neste primeiro mês de funcionamento do sistema de monitoramento, o comércio das ruas centrais registrou apenas um furto e um arrombamento, que logo teve o autor identificado pelas câmeras. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Gaspar, CDL, José Roveri Passos, mostra-se satisfeito com o resultado das primeiras semanas de operação do sistema de segurança. “Nesse primeiro mês, o trabalho foi excelente. Esperamos que as coisas continuem assim e que consigamos levar essa ferramenta importante para os bairros, onde alguns comerciantes ainda sofrem com a insegurança”, avalia.

Alvo de assalto antes da existência de câmeras de monitoramento na região central, a Lotérica Zimmermann, na Rua Coronel Aristiliano Ramos, é um dos estabelecimentos que desfruta da sensação de segurança após o início da operação do novo sistema. “Antes notávamos a presença de pessoas suspeitas que às vezes rondavam a entrada, mas nessas últimas semana isso não foi percebido, ainda bem”, revela a responsável pelos trabalhos na casa lotérica, Marciane Beumer. 

Margem Esquerda é prioridade para expansão do videomonitoramento

A necessidade de acompanhar de perto movimentações suspeitas aparece também nas regiões da cidade distantes do centro, mas que registram intenso fluxo de pessoas. Neste contexto, o bairro Margem Esquerda é apontado por especialistas, comerciantes e pela comunidade em geral como uma das prioridades para a eventual expansão do sistema de videomonitoramento.

Já na apresentação das câmeras o capitão Adair Alexandre Pimentel, comandante da Polícia Militar de Gaspar, mencionou o desejo de levar esse sistema de monitoramento para a Margem Esquerda. Ele alerta que para isso será necessário estabelecer um novo convênio que permita ampliar o sistema atual, mas enaltece que o bairro está entre as prioridades. “É uma região que precisa deste reforço e que pode fazer parte dos projetos de 2013”, antecipa.

Edição 1433 – Jornal Cruzeiro do Vale

Categorias:Notícias
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário